vascular-news.png

Vascular News

Aneurisma: tratamento e prevenção

O tratamento pode ser clínico, cirúrgico ou por colocação de Stents. Quando o aneurisma é menor que 5 centímetros de diâmetro ele deve ser acompanhado por ultrassonografias semestrais para se avaliar a velocidade de crescimento.

Caso o aneurisma apresente 5 centímetros ou mais de diâmetro deve ser tratado cirurgicamente, ou com próteses Stents que vão substituir a aorta

O sangue, então vai circular por dentro da prótese, e não mais pela aorta. Se o aneurisma apresentar crescimento rápido (mais que 0,6 centímetros/ano), o tratamento também deve ser a substituição da aorta pela prótese.

Este tratamento, chamado endovascular, faz-se um pequeno corte (três pontos aproximadamente) na virilha e, através dele, como se fosse um cateterismo, introduzimos uma endoprótese para substituir a aorta dilatada. O procedimento é mais simples que a cirurgia convencional, com recuperação mais rápida do paciente. Geralmente a alta hospitalar será após três dias. 

Para prevenir o aneurisma de aorta, é necessária uma alimentação balanceada, com ingestão de gorduras e colesterol em quantidade moderada, evitar o tabagismo e examinar o abdome anualmente.

Nossa cultura é de remediar e não prevenir, vamos inverter esta ordem.

Para isso, faça regularmente seu check-up, procure seu médico cirurgião vascular para monitorar seus principais exames. A prevenção sempre será o melhor remédio.