Colocação dos STENTS

Angioplastia e a colocação de stents é uma forma de melhorar o fluxo de sangue da região, do coração, ou ainda, aliviar a dor causada pela diminuição do fluxo sanguíneo.

A literatura chega a relatar sucesso do procedimento em torno de 90%, embora o resultado também dependa da extensão e da complexidade das lesões dos vasos comprometidos. Evidentemente, as condições clínicas, idade e outras doenças de base, como diabetes, hipertensão arterial, condições renais, cardíacas, etc., devem ser avaliadas. A maioria dos pacientes apresenta melhora bastante satisfatória, e, em algumas situações, até cura.

Em cerca de 10% dos casos (a taxa depende da localização e da artéria), a artéria tratada tem risco de novamente tornar se estreitada. Se isso acontecer com você, seus sintomas vão retornar e talvez necessite novamente o tratamento.

Os Stents não são temporários, e sim definitivos, ou seja, uma vez implantados não podem ser removidos ou trocados. Se houver necessidade de novo tratamento, como citamos acima, outro stent pode ser implantado sem que o primeiro stent seja removido.

O profissional mais habilitado para realizar este procedimento no coração é o radiologista intervencionista, assim como por exemplo, nas pequenas artérias do cérebro. Entretanto, nos outros casos, o profissional deve ser o cirurgião vascular, com titulo de endovascular, reconhecido pela #SBACV.

Os stents vieram para ficar! Cada vez mais a medicina torna-se menos invasiva e os Stents fazem parte desta revolução!

Clínicas

Unidade Itapeva

Rua Itapeva 240 - Bela Vista

São Paulo - SP - 01332-000