top of page
vascular-news.png

Vascular News

Conheça as principais causas das varizes

São muitas, como:

- Hereditariedade: O fator familiar e hereditário é um dos mais importantes, uma vez que a genética pode levar as famílias a terem OUTRAS doenças mais propensas, as varizes incluem-se nesta tendência.

- Idade: A partir da puberdade até os 80 anos de idade, entretanto a maior frequência está entre mulheres de 30 a 50 anos.

- Gestações: É o maior fator que causa varizes. Quanto maior o número de gestações, maior a probabilidade de desenvolver varizes.

- Obesidade: É um fator desencadeante, porque há dificuldade de retorno do sangue.

- Postura no trabalho: observamos que as pessoas que permanecem muito tempo em pé ou sentadas, apresentam maiores riscos de desenvolverem varizes.

- Raça: Observa-se menor incidência na população negra; talvez porque ela possua maior riqueza em tecido elástico na parede venosa.

- Anticoncepcionais e Reposição Hormonal: O uso prolongado de hormônios progesterona e estrógeno, pode elevar a tendência no desenvolvimento das varizes e estes hormônios encontram-se frequentemente nestes tratamentos.

- Saltos altos: É polemico, mas observamos que as pessoas que utilizam muito salto alto, oferecem maior risco de desenvolverem varizes.

bottom of page