Formigamento, extremidades adormecidas, será que isso é problema circulatório? Entenda melhor
É muito frequente pacientes virem ao consultório, com a seguinte queixa: “doutor, estou com problemas de circulação, pois sinto formigamentos nos pés e nas mãos”.
Mas tome cuidado, é preciso esclarecer que o sintoma de formigamentos, isoladamente, raramente é causado por má circulação. Na maioria das vezes, os sintomas como formigamento e adormecimentos nos pés ou nas mãos estão relacionados a problemas ortopédicos e não circulatórios.
Como o próprio nome diz, circulação é o sangue que circula, ou seja, vai do coração para os órgãos, braços e pernas, e deles retorna ao coração.
Circulação arterial - que vai do coração para o resto do corpo
A circulação de ida, ocorre pelas artérias e o sangue no interior destes vasos, é o sangue com oxigênio, considerado o “sangue limpo”. A má circulação ocorre quando há obstrução parcial ou total de uma ou mais artérias e, consequentemente, a diminuição da corrente sanguínea.
Circulação venosa - que volta do corpo
A circulação de volta ocorre pelas veias e o sangue nesses vasos é rico em gás carbônico, ou seja, é o sangue impuro, “sujo”.
Na circulação de ida pelas artérias, quando há deficiência, o formigamento e adormecimento podem estar presentes, porém quase sempre acompanhados de outros sintomas, como pés mais frios, com uma coloração pálida ou arroxeada, dores ao andar etc.
Mas isso é bastante raro em pessoas jovens e saudáveis. Os grupos de risco para os problemas de circulação são:
Pacientes acima de 50 anos
Fumantes
Pessoas sedentárias
Diabéticos
Obesos
Hipertensos
Pessoas com altos níveis de colesterol e triglicérides
Hereditariedade
Má circulação nas mãos: casos raros e específicos
É importante explicar que os problemas de circulação nas mãos são bastante raros e quando ocorrem, são, em sua maioria, problemas de microcirculação, ou seja, da circulação microscópica que acontece por microvasos. Uma das causas mais frequentes disso é o fenômeno de Raynaud, que também vem acompanhado de outros sintomas. Portanto, não acredite que formigamento nas mãos seja causado pela má circulação, pois muito provavelmente não é.
Já nos casos de má circulação de volta das pernas, aquele que acontece nas veias, os sintomas são:
Presença de varizes
Dor e inchaço nas pernas, tornozelos e pés
Sensação de peso
Cansaço
Dormência, formigamento, queimação e coceira
Feridas e manchas marrons nas pernas
Tratamento para problemas de má circulação
O tratamento da má circulação obviamente depende de sua causa. Na maior parte das vezes é possível identificar a causa e o tipo de problema durante o exame no consultório. No exame físico e na palpação, se houver a doença, o especialista já tem indícios que existe o problema. O profissional mais habilitado para realizar esse diagnóstico é o cirurgião vascular especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular.
A partir desse pré-diagnóstico, alguns exames devem ser solicitados para comprová-lo, como exames de sangue, ECG e exames de imagem como ultrassonografia dos vasos da região comprometida, tomografia ou ressonância magnética, que servirão para avaliar o grau de comprometimento e dar suporte na hora da escolha do tratamento mais adequado.
A importância dos hábitos para quem tem problemas de circulação
Mas uma parte muito importante do tratamento vai muito além do uso de meias de compressão e medicamentos, diz respeito à mudança de hábitos, como:
Parar de fumar
Praticar atividade física regularmente
Ter uma alimentação saudável e balanceada
Controlar a pressão arterial, diabetes e colesterol
Meias elásticas de compressão: quando usar?
O uso das meias elásticas de compressão é recomendado apenas se o problema dor a alteração na circulação de volta, ou seja, das veias.
Jamais usar meias elásticas se a deficiência for na circulação das artérias, ou seja, no sangue de ida, porque se a circulação de ida tem problemas, o uso da meia elástica pode dificultar ainda mais a ida do sangue com oxigênio para as pernas e para os pés.
Como evitar a má circulação
Muitas vezes a predisposição aos problemas circulatórios é hereditária, ou seja, causada por algum ascendente que sofre ou sofreu com esse problema, como pais e avós.
Mas existem algumas atitudes que podem minimizar as chances de que uma pessoa sofra com a má circulação, são elas:
Evitar sal se você for hipertenso
Evitar açúcar se for diabético
Controlar a ingestão de gorduras se tiver triglicérides e colesterol altos
Manter o peso sob controle
Quando é preciso realizar uma cirurgia para a má circulação
Indicamos a cirurgia apenas em situações rigorosamente selecionadas, principalmente nos casos de má circulação de ida. Na maioria das vezes o tratamento é realizado com remédios, orientações e acompanhamento médico. A cirurgia é uma exceção.
Vale reforçar que os problemas circulatórios vão além do formigamento e adormecimento nos pés e nas mãos isoladamente, portanto, se esse for o caso, descartar essa possibilidade e procurar outro especialista, como o ortopedista ou clínico geral, é o melhor a fazer.
Mas isso não significa que não é preciso ter cuidado, afinal, quando se trata da nossa saúde, nenhum zelo é demasiado. Até mais!