O que é a temida trombose venosa? Conheça as causas!

Trombose é a formação de um coágulo de sangue NO INTERIOR de uma veia, podendo ocorrer por muitas vezes em veia superficial (aquelas que vemos a olho nu), abaixo da pele. Nessa localização é chamada de trombose superficial ou flebite.

Quando o coágulo de sangue se forma em veias profundas denomina-se a trombose venosa profunda ou TVP.

Em qualquer localização, a formação do trombo acarreta numa inflamação na veia, podendo levar a obstrução parcial ou total.

E quais são as causas?

Importante ressaltar que para ocorrer a formação de um trombo é necessário que aconteça ao menos uma destas alterações:

– Diminuição da velocidade do sangue dentro da veia. Permanecer sentado por muito tempo (viagens de avião ou automóvel), pacientes acamados, cirurgias prolongadas (principalmente as ortopédicas), gesso nas pernas, obesidade, etc.

– Alterações ou agressões na parede da veia – VARIZES, introdução de agulhas quando se faz uma injeção na veia, ou ainda por exemplo sedação para endoscopia, etc.

– Alterações na Coagulação – gravidez; alterações sanguíneas comuns nas cinco primeiras semanas do pós-parto; uso de anticoncepcionais; reposição hormonal; ocorre também em pacientes com câncer e alterações nos fatores da coagulação sanguínea por herança genética ou outros fatores como cirurgias, etc.

Clínicas

Unidade Itapeva

Rua Itapeva 240 - Bela Vista

São Paulo - SP - 01332-000