top of page
vascular-news.png

Vascular News

Oclusão arterial aguda – você sabe o que é?

A obstrução de uma artéria de maneira repentina pode ser muito grave se não for tratada rapidamente, pois acarretará em bloqueio parcial ou total da circulação do território por ela irrigada, como por exemplo braços, pernas ou até órgãos como o intestino!

E o que pode causar este entupimento abrupto? 

As três causas mais frequentes são: a embolia, a trombose e os traumas!

Nem sempre é possível a distinção de trombose e embolia. Seja qual for a causa, embolia, trombose ou trauma, os sintomas e sinais são clássicos: dor (no início de fraca intensidade, mas que aumenta em minutos ou poucas horas, tornando-se de forte intensidade e estarão acompanhadas de esfriamento e palidez no membro, de início súbito). Se houver demora no diagnóstico e tratamento, o paciente pode até ter a perna amputada! Em caso desta obstrução ocorrer no intestino, por exemplo, há risco de morte!


Talvez você esteja perguntando: o que pode causar embolia ou trombose?

As causas mais frequentes da embolia são: arritmia cardíaca (como taquicardias e fibrilação) infarto, infecção do coração e próteses cardíacas.


E da trombose? As causas mais comuns são: colesterol e triglicérides elevados, diabetes, tabagismo, alteração na coagulação sanguínea e câncer.


O tratamento pode ser com remédios ou cirúrgico, dependendo da gravidade, da localização e da causa da obstrução!


Importantíssimo ter o diagnóstico com brevidade, pois as taxas de amputação e de mortalidade são maiores quando a duração da obstrução é de mais de seis horas.


Uma pessoa inteligente resolve um problema, um sábio o previne.

E a melhor maneira de prevenir ė consultando um especialista em cirurgia vascular com títulos da SBACV.


Lembre-se, você e sua saúde valem muito!

bottom of page