top of page
vascular-news.png

Vascular News

Tratamento das varizes

Tão importante quanto se falar em tratamento de varizes é muito importante estabelecer um diagnóstico preciso para indicar o tratamento mais adequado para cada caso!


O objetivo maior do tratamento sempre deverá estar voltado a aliviar os sintomas, a estética, tratando e prevenindo as possíveis complicações e sequelas do problema, melhorando a qualidade de vida sem efeitos colaterais!


O tratamento deve ter objetivos desde medidas gerais como:

1) Evitar permanecer muito tempo em pé ou sentada;

2) Evitar uso de saltos altos ou sem saltos por tempo prolongado;

3) Controlar o peso;

4) Sempre que possível colocar as pernas para cima;

5) Praticar atividades físicas regularmente;

6) Usar anticoncepcionais moderadamente;

7) Usar meias elásticas.


Em relação ao uso de medicação, deixamos claro que podem ser apenas um auxiliar nos sintomas de dores e inchaço. Os remédios não previnem varizes!


Nem todos os pacientes necessitam cirurgia, muito menos retirar a veia safena. A cirurgia deve ser indicada apenas nos pacientes que apresentem sintomas que limitam suas atividades pessoais, profissionais ou estéticas. Outra alternativa, é a escleroterapia, conhecida popularmente como secagem de micro varizes ou vasinhos. Da mesma forma, nem todas as pacientes podem ser submetidas a este tratamento.

Uma pergunta frequente: as varizes voltam?

A resposta é: reapareçam outras em determinado tempo depois do tratamento inicial! As varizes devem ser tratadas SEMPRE e PERIODICAMENTE! O cirurgião vascular, especialista pela #SBACV deve ser consultado com regularidade nos tempos necessários à cada paciente.

bottom of page