top of page
vascular-news.png

Vascular News

Trombose: causas e tratamentos

A trombose pode ocorrer em uma veia superficial (aquelas que vemos a olho nu), abaixo da pele. Nessa localização é chamada de trombose superficial, tromboflebite ou flebite.


Quando se forma em veias profundas denomina-se a trombose venosa profunda ou TVP. Em qualquer localização, a formação do trombo acarreta em uma inflamação na veia que pode levar à obstrução parcial ou total.


Quais são as causas da trombose?

Para que ocorra a formação de um trombo é necessário que aconteça ao menos uma destas alterações descritas por Virchow em 1860:

  • Estase – diminuição da velocidade do sangue dentro da veia. Permanecer sentado por muito tempo (viagens de avião ou automóvel), pacientes acamados, cirurgias prolongadas (principalmente as ortopédicas), gesso nas pernas, obesidade etc;

  • Agressões à parede da veia – varizes introdução de agulhas, cateterismo;

  • Alterações na Coagulação – gravidez, as cinco primeiras semanas do pós-parto, uso de anticoncepcionais, terapia hormonal, tumores, trombofilia (deficiência congênita ou adquirida nos fatores da coagulação) etc.

Como é feito o diagnóstico da trombose?

O diagnóstico costuma ser clínico, por meio do exame físico. O Doppler Ultrassom pode ser um instrumento útil no auxílio diagnóstico. Raramente é necessária tomografia ou Ressonância magnética.


Quais são os riscos da trombose?

A trombose superficial raramente provoca sérias complicações, com exceção à safena.


Por outro lado, na trombose venosa profunda o risco de complicações é grande e pode ser grave. A mais temida é a embolia pulmonar. Estima-se 400.000 óbitos/ano nos EUA.


Como é o tratamento da trombose?

Anticoagulantes por um período mínimo de três a seis meses, meias elásticas e principalmente a identificação da causa da trombose.

bottom of page