top of page
vascular-news.png

Vascular News

É melhor tratar as varizes no inverno?

As varizes podem ser tratadas nas quatro estações do ano, sem distinções! Não há melhor ou pior época para o tratamento das varizes.


No verão, as varizes são mais aparentes, devido uma dilatação que altas temperaturas proporcionam nos vasos sanguíneos. Certamente, a maioria dos pacientes questionam se após tratarem as varizes podem tomar sol. Esta questão é controversa! Então há evidencias cientificas que justifiquem a restrição ao sol!


No tratamento de escleroterapia, ou secagem dos vasinhos, após lermos alguns artigos médicos e participarmos de muitos congressos médicos, concluímos que não há restrição a tomar sol neste tratamento! Como rotina, indicamos sempre protetores solares em caso de exposição ao sol.


Em casos de cirurgia, sugerimos restrição ao sol, em média de 15 dias, uma vez que hematomas maiores e pequenas incisões tem maiores tendências a manchar a pele.


Nas três outras estações do ano, não há razão para indicar ou contraindicar. 

Mais uma vez reforço: não há melhor ou pior época para tratamento, a atenção é dada a exposição ao sol! O cirurgião vascular, especialista pela #SBACV, é o profissional mais habilitado para este tratamento.

O sol traz benefícios para a saúde, pois estimula a produção de vitamina D, além de estimular a produção de melanina, prevenir doenças e aumentar a sensação de bem-estar. O uso do protetor solar será sempre seu aliado, seja em qual período do ano for.

bottom of page