top of page
vascular-news.png

Vascular News

Afinal, o que são as varizes internas? Elas existem?!

Grande parte da população acredita que varizes nada mais são que veias deformadas e saltadas na pele. Mas esse não é o único tipo de varizes que podem comprometer a saúde dos pacientes.


Pode-se dizer que há também as varizes profundas, não visíveis e não reladas pela paciente na consulta médica, mas que são veias responsáveis pela maior parte da circulação dos membros inferiores, que estão no sistema profundo.


Para explicar melhor, esclareço que as veias são responsáveis pela circulação de retorno do sangue ao coração! Importantíssimo informar a você que, aproximadamente, deste retorno do sangue ao coração, ocorre pelas veias profundas, ou seja, aquelas que não são visíveis! Mais de 80% do retorno do sangue ocorre por estas veias profundas, enquanto, 20 % ocorre pelas veias superficiais, aquelas que todos nós visualizamos. Talvez, falar em sistema venoso profundo seja mais adequado. 


Portanto, esclareço a você, que é totalmente incorreto, utilizar o termo varizes internas! Talvez seja muitas vezes utilizado por pacientes que apresentam sinais e sintomas nas pernas, sem varizes visíveis. O termo varizes internas, pode traduzir o refluxo das veias profundas ou ainda, algumas alterações isoladas nas veias superficiais, das veias safenas, ou ainda das chamadas veias comunicantes.


Você pode estar me perguntando: que veias são estas, as comunicantes?


Veias comunicantes são aquelas que comunicam as veias superficiais com as veias profundas! Estas veias podem causar sintomas como dor, peso, cansaço e inchaço nas pernas e serem classificadas pelo leigo, como varizes internas. Reitero, ratifico e sublinho: não existem varizes internas!


O cirurgião vascular, especialista pela #SBACV, é o profissional mais habilitado e indicado para esclarecer, diagnosticar e tratar das suas varizes.

bottom of page