top of page
vascular-news.png

Vascular News

Má Circulação

É muito frequente pacientes virem ao consultório, com a seguinte queixa:

- Dr. Kalil, estou com problemas de circulação, pois sinto formigamentos nos pés e nas mãos!

O tratamento da má circulação depende da causa. O profissional mais habilitado para realizar o diagnóstico é o cirurgião vascular especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular. Por muitas vezes uma consulta pode identificar a causa e o tipo de problema. No exame físico e na palpação, se houver a doença, o cirurgião vascular já tem indícios que existe o problema. Daí em diante, alguns exames devem ser solicitados, como exames de sangue, ECG, exames de imagem como simples ultrassom dos vasos da região comprometida, tomografias ou ressonância magnética para avaliar o grau de comprometimento e encontrar o tratamento adequado.

O tratamento requer principalmente, mudanças nos hábitos de vida, uso de meias medicamentos. Parar de fumar, praticar atividade física regularmente, ter uma alimentação saudável e balanceada, controlar a pressão arterial, o diabetes e o colesterol, usar meias elásticas somente se for alteração na circulação de volta, ou seja, das veias. Jamais usar meias elásticas se a deficiência for na circulação das artérias, ou seja, no sangue de ida, pois se sua circulação de ida tem problemas, usar meia elástica vai dificultar mais ainda a ida do sangue com oxigênio para as pernas e para os pés.                                                              

E atenção, o formigamento, adormecimento nos pés e nas mãos isoladamente, poucas as vezes trata se de problema de circulação.

bottom of page