top of page
vascular-news.png

Vascular News

Preservar a veia safena sempre que possível!

Numa cirurgia vascular, preservar a veia safena sempre que possível será a nossa meta. 


No tratamento das varizes dos membros inferiores por meio da cirurgia convencional, ou de outras técnicas como laser ou radiofrequência, preservar a veia safena é recomendável se ela for normal ou apresentar pequenas alterações que ainda permitam sua preservação! Esta é nossa prioridade e nosso conceito, baseado em estudos nacionais e internacionais.


A extração desta veia, que é a maior veia em comprimento do corpo humano, aumenta os riscos de lesões linfáticas e neurológicas, tornando a cirurgia mais invasiva! Repito: em qualquer método, seja ele cirurgia convencional ou laser.


Outro aspecto importante em se preservar a veia safena é que ela é o melhor substituto para ser utilizada nas revascularizações dos membros inferiores, assim como na revascularização do coração, as conhecidas pontes de safena, e ainda pode ser utilizada nas cirurgias dos traumas dos membros.  


Alguns estudos científicos demonstram que a operação de varizes com preservação da veia safena teve efeito benéfico à própria safena, com a diminuição de calibre da veia, e à sintomatologia. A diminuição do calibre da safena pode melhorar os sintomas, fluxo do sangue e a redução do refluxo.


Em caso de dúvidas, procure um cirurgião vascular especialista pela #SBACV. Este profissional é o mais habilitado para lhe indicar o melhor tratamento.

bottom of page