top of page
vascular-news.png

Vascular News

Você conhece o motivo das suas dores nas pernas?

Musculares, vasculares, afinal, entenda a causa de dores nas pernas frequentes e que muitas vezes impedem as atividades corriqueiras do cotidiano


Muitas pessoas de todas as idades se queixam de dores nas pernas e na maioria das vezes quem leva a “culpa” por isso é a má circulação, mas será essa mesmo a causa da sua dor?


É muito comum pacientes virem ao consultório com a queixa de dores nas pernas e referindo ter problemas de circulação. Mas essa não é necessariamente a causa desse tipo de dor. Existem algumas outras causas que nada tem a ver com varizes ou má circulação, as mais comuns são:

  • Dor ciática - é uma das mais frequentes. O nervo ciático é o maior e mais largo nervo do corpo humano. Esse nervo começa próximo à região lombar, nas costas e se divide em vários outros nervos, que vão desde a coluna, passando pelo glúteo, coxas e pernas.

  • Problemas na coluna - condições como a hérnia de disco, artrose e bico de papagaio podem causar dor ciática. Esforços físicos, carregar peso e obesidade também são outras causas bastante comuns de dores do nervo ciático. Na maioria das vezes, este tipo de dor ocorre em uma perna somente e não nas duas.

  • Neuropatia diabética - a chamada neuropatia diabética, que é uma inflamação do nervo, comum em pacientes diabéticos também deve ser avaliada.

Dores nas pernas por problemas circulatórios

Quando as dores nas pernas são causadas por problemas circulatórios, têm características próprias. A origem pode estar nas artérias ou nas veias. É importante entender que a circulação é o sangue que sai do coração através das artérias e volta ao coração por meio das veias.


E nesse percurso podemos infelizmente nos deparar com o acúmulo de gordura nesses vasos, o que prejudica significativamente a circulação nas artérias, causando uma obstrução parcial ou total que faz com que o sangue não chegue às pernas.


As maiores causas são:

  • hereditariedade

  • colesterol e triglicérides altos

  • diabetes

  • cigarro

  • obesidade

A incidência é maior em pessoas acima dos 50 anos, mas pode acontecer também no homem jovem fumante.

Os sintomas mais comuns para estes pacientes são as dores nas pernas ao andar. Esta dor é aliviada em média após 3 a 5 minutos em repouso. Depois disso, a pessoa volta a andar e, após alguns metros, volta a sentir a dor, que causa uma incapacidade de continuar sua caminhada. Essa dor é conhecida também por claudicação intermitente.


Geralmente essas dores de causa circulatória estão acompanhadas de palidez nos pés, a perna fica mais fria ou gelada, os dedos dos pés podem ficar roxos e podem surgir feridas dolorosas nos membros inferiores.


Atenção: este pode ser um importante aviso, porque estas placas de gordura que surgem nas artérias das pernas podem estar presentes em outros órgãos, como coração, rim, cérebro.


Outro fato importante a salientar é que este tipo de doença não tem nenhuma relação com as conhecidas varizes, que ocorrem nas veias e não nas artérias.


Dores nas pernas e varizes

As dores nas pernas causadas pelas conhecidas varizes estão relacionadas às veias que levarão o sangue de volta ao coração. São mais frequentes em mulheres com idade, entre a 20 a 50 anos.


O sintomas mais frequentemente relatados são:

  • sensação de peso

  • cansaço

  • inchaço

  • queimação

  • manchas nas pernas

O acúmulo de sangue das veias (rico em gás carbônico), causa estes sinais e sintomas.


Dores nas pernas de causa muscular

Outra causa de dores nas pernas, é a muscular. Geralmente tem início e piora com esforços físicos, costuma melhorar com o repouso.


Ocorre na maioria das vezes por meio de pressão e lesões no músculo. No exame clínico, é frequente a dor ao apalpar a musculatura e pode haver presença de nódulos.


Seja qual for a causa ou sintoma, se você se identificou com alguns dos apresentados aqui, procure um cirurgião vascular, especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular. Esse profissional com certeza poderá ajudar no diagnóstico pontual e direcionar o melhor tratamento para seu caso.


Afinal, ninguém merece e nem precisa viver com dor, especialmente quando se trata dos membros que nos sustentam e auxiliam em todas as atividades do dia-a-dia, portanto, cuide-se, viva uma vida livre de dores, com mais qualidade e, consequentemente, muito mais saúde e disposição!

bottom of page